Nov 17, 2017 11/17/17
Estados Unidos do Brasil
O Populismo em alta
Estados Unidos do Brasil Renzo Grosso
Renzo Grosso on quarta, fevereiro 22, 2017
Comentários [0]
Política [19]

Com a proclamação da república, era necessário que o nome oficial do país fosse modificado a fim de excluir as referências monárquicas do então Império do Brasil.   Por essa razão, o nome oficial da nação passou a "República dos Estados Unidos do Brasil", fato que perdurou de 1891 a 1969.  E a expressão "Estados Unidos" dava mais força à unidade territorial e ao sistema federativo.

Enquanto isso, os Estados Unidos da América já viam o mundo correndo atrás do dinheiro norte-americano e da formidável força de trabalho e desenvolvimento que vinha do novo continente.

Os Estados Unidos alardeavam o poderio militar, o american way of life dos anos 1950, a guerra fria com a Rússia e o avanço da tecnologia.   Tinham problemas, claro, em especial com o racismo.

Mas o mundo todo buscava adaptar uma imitação daquela potência econômica.  Aqui na América Latina, os bons exemplos vinham em pencas, mas barravam na cultura absurdamente diferente dos dois povos.  Tudo o que funcionava por lá, era tentado aqui.  Os latinos só não contavam com o populismo das bananas que fazíamos por aqui e isso seria determinante para uma equiparação, por menor que seja, com o desenvolvimento do norte.

Só que o mundo gira e a maior potência mundial acaba por eleger um populista para presidente. E não só isso como também arrogante, fanático, homofóbico, racista e outras coisas mais.

Hoje o grande Estados Unidos da América faz tudo aquilo que as republiquetas fazem: atacam a imprensa mentirosa, desaprovam as pesquisas, rasgam contratos, colocam pessoas ineptas para o comando...

Parace uma ditadura.   Cada vez que Trump assina um decreto e tenta fazer as coisas da própria cabeça, ele o faz como verdadeiros espetáculos midiáticos e acaba esbarrando numa Suprema Corte mais preocupada em fazer valer a constituição e que, por vezes, revoga alguma coisa.  Não tem muita diferença das republiquetas de bananas, leia-se Maduro, Cristina, Morales...

Eles eram como um oráculo para o mundo.  Hoje, o populismo latino-americano instalou-se por lá.




           
  Comentários
» Ainda não houveram comentários. Seja você o primeiro !.

 
 Name:


 Email:


 Comment:



 Captcha:


Pesquisar
Nossos Parceiros
Artigos relacionados
"Sigam em frente, votem no cara que fala alto e odeia minorias, que ameaça oponentes de prisão, não dá a mínima para a democracia e diz que,.... Em 1962 o mundo esteve a um passo de uma batalha nuclear entre as duas superpotências da época: Estados Unidos e União Soviética. Tudo começou.... Não é novidade alguma que um problema crônico do Brasil está na péssima distribuição de renda.  A pobreza não.... Em mais uma comédia de mau gosto, a Câmara Municipal de São Paulo está para votar um projeto que regulamenta a nova lei de zoneamento da Capital,.... Nosso alfabeto é latinoNosso sistema numérico é arábicoNossa filosofia é gregaNós assistimos a filmes americanosOuvimos músicas....