Home    

A América é Aqui !

Num certo dia de 1492, Cristóvão Colombo partiu da Espanha em direção ao oeste convencido de que chegaria às Índias. Em 12 de outubro ele chegou a ilha de Guanahani (atual San Salvador) uma terra que ele achava ser a Índia. Não era. Era um novo continente desconhecido até então, mas ele não sabia.


Muitos anos se passaram até que, em 1501, D. Manuel I - Rei de Portugal, enviou o geógrafo italiano Américo Vespúcio para mapear as costas brasileiras, recém descobertas. Inicialmente ele descartou que esse continente fosse a Índia, como pensavam os europeus e alguns navegadores, pois o continente ficava muito mais ao sul do que a Índia estaria.


Ao retornar para a Europa em 1502, Vespucio trazia o registro do novo continente que, definitivamente, não era a Índia. Nesse mesmo ano ele acrescentou os dois continentes sem nome e recém-descobertos ao mapa portulano, uma antiga carta náutica europeia muito usada pelos navegadores da época.


Em 1507, o cartógrafo alemão Martin Waldseemuller, redesenhou o mapa-mundi e acrescentou as terras do novo mundo. Com base em informações dos mapas de Vespúcio, que desenhou a costa brasileira e sem saber exatamente que nome dar à nova terra, o alemão optou por homenagear a este que primeiro a explorou. Chamou-a de América e não Américo porque os demais continentes conhecidos - Europa, Ásia e África - tinham nomes femininos. A terra do norte continuou sem nome.


Mas foi em 1538 que Mercator publicou um novo mapa-mundi na obra "Orbis Imago", onde ele erradamente batizava os dois continentes com o mesmo nome, mas distinguindo-os pelo hemisfério: América do Norte e América do Sul. Não consta que Vespúcio tenha estado na América do Norte, ou seja, seu nome não deveria estar lá.  Foi apenas uma suposição que levou Mercator a chamar os dois continentes de América.


Foi somente em 1879 que perceberam a fraude dos nomes, demonstrado em 1926 por Alberto Magnaghi, mas as nações já haviam se acostumado a ele e tudo ficou como estava.


Ou seja, os verdadeiros americanos somos nós!


Colombo descobriu, sim, um novo continente, mas não a América!


Vespúcio se naturalizou espanhol em 1505.  Morreu em 1512 em Sevilha por malária e foi enterrado em hábito franciscano.
Foi sepultado na Abadia de Ognissanti, em Firenze, onde nasceu em 1454.


 


 IMAGEM: Mapa autêntico de Waldseemuller, apontando a América como o continente sul-americano.   Nele é possível identificar a localização do Rio São Francisco até Cananéia.  Veja o mapa completo aqui: http://cartasabertas.com/imagens/mapa-america-waldseemuller2-red-1000px.jpg


 




 




Comments